A ORIGEM DE TUDO
Por M.'.I.'. Luís Genaro Ladereche Figoli
G.'.33°
Helena Petrovna Blavatsky foi uma escritora e filósofa russa do século XIX, que fundou a Sociedade Teosófica e é conhecida por suas obras sobre espiritualidade, ocultismo e filosofia. Entre suas obras mais famosas está "A Doutrina Secreta", onde ela aborda a origem do universo e do ser humano.
De acordo com Blavatsky, a origem de tudo é o Absoluto, um
princípio divino e transcendental que é a fonte de toda a existência. O
Absoluto é uma realidade incompreensível e inacessível para a mente humana, mas
é a causa primordial de todas as coisas.
A partir do Absoluto surge o primeiro princípio manifesto, o
Logos ou Verbo, que é a expressão da vontade divina. O Logos é uma entidade
cósmica que contém em si todas as leis e princípios do universo e é responsável
pela criação e manutenção de todas as formas de vida.
A seguir, Blavatsky descreve sete princípios fundamentais
que compõem a existência: o Absoluto, o Logos, a Mônada (a essência divina
individualizada), o Espírito, a Mente, o Prana (a energia vital) e a Matéria.
Esses princípios são interdependentes e estão presentes em todas as coisas,
desde o átomo até as galáxias.
A criação do universo ocorre através de um processo cíclico
de expansão e contração, conhecido como Manvantara e Pralaya. Durante o
Manvantara, o universo é criado e se desenvolve até atingir um estado de
plenitude, e durante o Pralaya, o universo se contrai e se dissolve novamente
no Absoluto.
Segundo Blavatsky, a evolução do ser humano também segue
esse processo cíclico. A alma humana passa por diversas encarnações em
diferentes corpos físicos, evoluindo gradualmente em direção à sua origem
divina. A evolução espiritual é um processo lento e gradual, mas todos os seres
humanos têm a capacidade de alcançar a iluminação e se tornar um com o
Absoluto.
A origem de tudo, segundo Helena Petrovna Blavatsky, está no
Absoluto, um princípio divino transcendental que é a fonte de toda a
existência. A partir do Absoluto, surge o Logos, responsável pela criação e
manutenção do universo. A existência é composta de sete princípios fundamentais
interdependentes, e a evolução do ser humano segue um processo cíclico de
expansão e contração em direção à sua origem divina.
Para Helena Petrovna Blavatsky, a compreensão da origem de
tudo não é algo que pode ser alcançado apenas por meio da razão e da ciência
materialista. Ela acreditava que há uma dimensão espiritual da realidade que é
acessível apenas por meio da intuição e da experiência direta.
Assim, ela desenvolveu uma teoria da evolução espiritual que
é diferente da teoria darwiniana da evolução biológica. Enquanto a evolução
biológica se baseia na seleção natural e na sobrevivência dos mais aptos, a
evolução espiritual se baseia na expansão da consciência e na busca da
verdadeira natureza do ser.
Blavatsky também acreditava na existência de seres
espirituais elevados, como Mestres ou Mahatmas, que têm um conhecimento
profundo dos mistérios do universo e que ajudam os seres humanos em sua jornada
espiritual. Esses Mestres são vistos como seres iluminados que alcançaram a
perfeição espiritual e estão disponíveis para orientar e inspirar aqueles que
buscam a verdade.
A visão de Blavatsky sobre a origem de tudo também tem
implicações éticas e morais. Ela acreditava que todos os seres humanos têm um
propósito divino e que devem trabalhar para realizar esse propósito, ajudando
os outros e fazendo o bem. Além disso, ela defendia a ideia de que a evolução
espiritual é inseparável da evolução social e que a justiça e a igualdade devem
ser buscadas em todas as áreas da vida.
A visão de Helena Petrovna Blavatsky sobre a
origem de tudo é uma mistura de filosofia, religião e espiritualidade. Ela
acreditava que a existência tem uma dimensão espiritual profunda e que a
evolução espiritual é o caminho para alcançar a verdadeira natureza do ser. Sua
visão tem implicações éticas e morais, defendendo a ideia de que todos os seres
humanos têm um propósito divino e devem trabalhar para realizar esse propósito,
ajudando os outros e fazendo o bem.
Mestre Moshe 33°
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