segunda-feira, 27 de março de 2023

"A ORIGEM DE TUDO" SEGUNDO A TEOSOFIA DE H.P. BLAVATSKY

 A ORIGEM DE TUDO


Por M.'.I.'. Luís Genaro Ladereche Figoli

G.'.33°

Helena Petrovna Blavatsky foi uma escritora e filósofa russa do século XIX, que fundou a Sociedade Teosófica e é conhecida por suas obras sobre espiritualidade, ocultismo e filosofia. Entre suas obras mais famosas está "A Doutrina Secreta", onde ela aborda a origem do universo e do ser humano.

De acordo com Blavatsky, a origem de tudo é o Absoluto, um princípio divino e transcendental que é a fonte de toda a existência. O Absoluto é uma realidade incompreensível e inacessível para a mente humana, mas é a causa primordial de todas as coisas.

A partir do Absoluto surge o primeiro princípio manifesto, o Logos ou Verbo, que é a expressão da vontade divina. O Logos é uma entidade cósmica que contém em si todas as leis e princípios do universo e é responsável pela criação e manutenção de todas as formas de vida.

A seguir, Blavatsky descreve sete princípios fundamentais que compõem a existência: o Absoluto, o Logos, a Mônada (a essência divina individualizada), o Espírito, a Mente, o Prana (a energia vital) e a Matéria. Esses princípios são interdependentes e estão presentes em todas as coisas, desde o átomo até as galáxias.

A criação do universo ocorre através de um processo cíclico de expansão e contração, conhecido como Manvantara e Pralaya. Durante o Manvantara, o universo é criado e se desenvolve até atingir um estado de plenitude, e durante o Pralaya, o universo se contrai e se dissolve novamente no Absoluto.

Segundo Blavatsky, a evolução do ser humano também segue esse processo cíclico. A alma humana passa por diversas encarnações em diferentes corpos físicos, evoluindo gradualmente em direção à sua origem divina. A evolução espiritual é um processo lento e gradual, mas todos os seres humanos têm a capacidade de alcançar a iluminação e se tornar um com o Absoluto.

A origem de tudo, segundo Helena Petrovna Blavatsky, está no Absoluto, um princípio divino transcendental que é a fonte de toda a existência. A partir do Absoluto, surge o Logos, responsável pela criação e manutenção do universo. A existência é composta de sete princípios fundamentais interdependentes, e a evolução do ser humano segue um processo cíclico de expansão e contração em direção à sua origem divina.

Para Helena Petrovna Blavatsky, a compreensão da origem de tudo não é algo que pode ser alcançado apenas por meio da razão e da ciência materialista. Ela acreditava que há uma dimensão espiritual da realidade que é acessível apenas por meio da intuição e da experiência direta.

Assim, ela desenvolveu uma teoria da evolução espiritual que é diferente da teoria darwiniana da evolução biológica. Enquanto a evolução biológica se baseia na seleção natural e na sobrevivência dos mais aptos, a evolução espiritual se baseia na expansão da consciência e na busca da verdadeira natureza do ser.

Blavatsky também acreditava na existência de seres espirituais elevados, como Mestres ou Mahatmas, que têm um conhecimento profundo dos mistérios do universo e que ajudam os seres humanos em sua jornada espiritual. Esses Mestres são vistos como seres iluminados que alcançaram a perfeição espiritual e estão disponíveis para orientar e inspirar aqueles que buscam a verdade.

A visão de Blavatsky sobre a origem de tudo também tem implicações éticas e morais. Ela acreditava que todos os seres humanos têm um propósito divino e que devem trabalhar para realizar esse propósito, ajudando os outros e fazendo o bem. Além disso, ela defendia a ideia de que a evolução espiritual é inseparável da evolução social e que a justiça e a igualdade devem ser buscadas em todas as áreas da vida.

A visão de Helena Petrovna Blavatsky sobre a origem de tudo é uma mistura de filosofia, religião e espiritualidade. Ela acreditava que a existência tem uma dimensão espiritual profunda e que a evolução espiritual é o caminho para alcançar a verdadeira natureza do ser. Sua visão tem implicações éticas e morais, defendendo a ideia de que todos os seres humanos têm um propósito divino e devem trabalhar para realizar esse propósito, ajudando os outros e fazendo o bem.

Mestre Moshe 33°



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