Preboste e Juiz
1 - A Lenda do Grau
Prosseguindo
a Lenda de Hiram Abi, a parte do sétimo Grau informa que após a morte de Hiram,
o rei Salomão tomou os 3.600 Inspetores (II Crônicas 2:2)[1]
e instituiu um Tribunal, dirigido por sete Prebostes a Juízes, chefiados por
Tito que era o depositário da Urna onde estavam guardadas as atas das
reclamações.[2]
A
finalidade do Tribunal era a de que a Justiça continuasse a ser distribuída aos
Obreiros, de vez que cessara o trabalho da grande construção.
A
Justiça deveria ser igual para todos, e Salomão dera eloqüente exemplo disso,
como se lê no Livro I Reis 2:16-27[3]
quando julgou a causa de duas mulheres.
O
desejo de conhecer e de saber revelado no Grau 6, transforma-se, no Grau 7, no
empenho de espargir Justiça entre os Irmãos.
É
a consagração de um direito natural, o respeito à Lei o julgamento daqueles que
a desrespeitam; são atitudes tão homogêneas que o fazer Justiça torna-se como
uma segunda Natureza tão importante como a original.
"Preboste"
diz respeito a uma Justiça Militar e "Juiz", a uma Justiça civil.
Dentre
os 3.600 Inspetores, partes constituíam exército, porque a manutenção da
disciplina, considerando serem 150.000 os trabalhadores, era tarefa que exigia
o poder da força.
Inspetores
eram os que orientavam, administrativamente, e os que zelavam pela disciplina.
O
conceito de Justiça é amplo. O Antigo brocardo latino é expressivo: "Justitia est constantes perpetua voluntas
jus suum cuique tribuendi" (A Justiça é a vontade constante a perpétua
de dar a cada o que é seu). Ou o segundo: "Justitia porro eta virtus est quae sua cuique tributi" (Pois a
Justiça é aquela virtude que dá a cada um o que é seu).
"Não julgueis, para que não sejais julgados, e com a
medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
E por que reparas tu no argueiro que está nos olhos de teu
irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
Ou como dirás a teu irmão: deixa-me tirar o argueiro do teu
olho, estando uma trave no teu?
“Hipócrita, tira primeira a trave do teu olho, e então,
cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão”.
"P. Sois vós Proboste ou Juiz?
R. Distribuo Justiça a todos os operários sem prevenção
ou parcialidade.
P. Para que trabalhais?
R. Para aperfeiçoar o túmulo de Hiram
P. Quando trabalhais?
R. Sempre.
P. Por quê?
R. Porque devo estar sempre pronto para distribuir Justiça.
P. Onde está vosso Mestre?
R. Onde houver necessidade de fazer Justiça."
- E designou Salomão setenta
mil homens de carga, e oitenta mil, que talhavam pedras na montanha e três
mil e seiscentos inspetores sobre eles; |
[3]-
16 Então vieram duas mulheres prostitutas
ao rei, e se puseram perante ele.
17 E
disse-lhe uma das mulheres: Ah! senhor meu, eu e esta mulher moramos numa casa;
e tive um filho, estando com ela naquela casa.
18 E
sucedeu que, ao terceiro dia, depois do meu parto, teve um filho também esta
mulher; estávamos juntas; nenhum estranho estava conosco na casa; somente nós
duas naquela casa.
19 E de
noite morreu o filho desta mulher, porquanto se deitara sobre ele.
20 E
levantou-se à meia noite, e tirou o meu filho do meu lado, enquanto dormia a
tua serva, e o deitou no seu seio; e a seu filho morto deitou no meu seio.
21 E,
levantando-me eu pela manhã, para dar de mamar a meu filho, eis que estava
morto; mas, atentando pela manhã para ele, eis que não era meu filho, que eu
havia tido.
22 Então
disse à outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho, e teu filho o morto. Porém
esta disse: Não, por certo, o morto é teu filho, e meu filho o vivo. Assim
falaram perante o rei.
23 Então
disse o rei: Esta diz: Este que vive é meu filho, e teu filho o morto; e esta
outra diz: Não, por certo, o morto é teu filho e meu filho o vivo.
24 Disseram
mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante do rei.
25 E disse
o rei: Dividi em duas partes o menino vivo; e dai metade a uma, e metade a
outra.
26 Mas a
mulher, cujo filho era o vivo, falou ao rei (porque as suas entranhas se lhe
enterneceram por seu filho), e disse: Ah! senhor meu, dai-lhe o menino vivo, e
de modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem teu nem meu seja; dividi-o.
27 Então
respondeu o rei, e disse: Dai a esta o menino vivo, e de maneira nenhuma o
mateis, porque esta é sua mãe.
28 E todo o
Israel ouviu o juízo que havia dado o rei, e temeu ao rei; porque viram que
havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário