domingo, 2 de maio de 2010

Ciência Noética: Ciência ou Misticismo

FILOSOFIA / CIÊNCIA / LITERATURA


No último livro do autor americano, Dan Brown (que escreveu entre outros "O Código Da Vince") apresenta ao mundo leigo e profano, a novíssima pseudo ciência "noética". Quem leu ou lerá o livro sabe que, na trama, a professora Katherine Solomom (irmã do Peter Solomon cujo desparecimento misterioso é a coluna vertebral do livro) é uma renomada cientista especializada nesta "ciência noética". No transcorrer da trama vamos tendo informações esparssas sobre a chamada ciência, mas sem um aprofundamento que dê ao leitor uma ideia mais clara sobre a que ela se dedica.

Segundo a Wikipédia a ciência noética (do grego nous: mente) é um ramo da filosofia metafísica que trata do estudo da mente e da intuição, e sua relação com o intelecto divino.

Entre seus objetivos principais podem-se citar o estudo de uma forma não-racional de conhecimento e como ela se relaciona com a razão.

Compreende um estudo interdisciplinar da mente, da consciência e de diversos modos de conhecimento, com foco especial nos campos da ciência, saúde mente-corpo, psicologia (transpessoal, integral e tradicional), artes, ciências da cura (terapias holísticas), ciências sociais e espiritualidade.

Na tradição ocidental, a teoria noética foi fortemente influenciada pelas teorias de filósofos como Platão e Aristóteles. Nos dicionários modernos, “noética” é geralmente definido como significando “intelecto”, enquanto noesis é traduzida como “insight”.

Esta prática deriva de filósofos e teólogos medievais que usaram a palavra em latim intellectus - significando “intuição”. São Tomas de Aquino desenvolveu uma teoria da inteligência em sua obra “De unitate intellectus” e “Summa Theologica” de um ponto de vista da filosofia cristã.

A ciência noética não deve ser confundida com Misticismo. O misticismo procura se conectar com o sobrenatural através da filosofia, fé e experiência religiosa. Já a noética é uma ciência, isto é, utiliza o método científico para testar as teorias. Procura explicar fenômenos paranormais através de teorias plausíveis de um ponto de vista científico. Os cientistas noéticos têm como objetivo fundir os até então contraditórios ciência e fé e trazer ao mundo uma grande iluminação, uma espécie de epifania na sociedade.

A ciência noética é ainda pouco conhecida mas, por agradar a maioria dos pontos de vista simultaneamente, é muito bem aceita e tem crescido rapidamente.

Do site de Vera Pessota colhemos as seguintes informações:

"Existe um Instituto em Petaluma - Califórnia, fundado pelo astronauta Edgar Mitchell, da Apolo 14, em 1973, após uma extraordinária experiência que ele teve, quando de seu retorno à Terra. Mitchell sentiu que a separação entre mente, matéria e espírito se dissolve em uma experiência de unidade. Como um cientista bem treinado, ele sabia que um dia a ciência compreenderia a totalidade e a interconecção que ele vivenciou, mas primeiro teria que aprender como acessar níveis mais profundos da consciência humana e compreender as forças do coração e da mente, que vão muito além da moldura puramente racional.

Depois de fundado, o Instituto- IONS, atua nesta Missão de ser uma organização de pessoas engajadas mundialmente na pesquisa e na educação, criando a ponte entre ciência e espiritualidade. "No Institute of Noetic Sciences, advogamos o estudo do potencial humano, especialmente no laboratório da experiência humana. A ciência moderna não descobriu como explorar plenamente estes domínios, embora o poder transformativo deles seja universalmente evidente".

Ao longo da História e em culturas de todo o globo, encontramos uma infinidade de narrativas sobre modos mais elevados de ser, seja na cura na transformação, na criatividade, desempenho humano e no renascimento espiritual. "Estamos trabalhando, portanto, para legitimar as Ciências Noéticas através da combinação de rigoroso estudo científico e acadêmico, alianças interdiciplinares, pesquisas fora da linha tradicional e uma multiplicidade de atividades educacionais e editoriais": Nesta área compreendem:

- Aptidões humanas excepcionais

- Saúde e cura do corpo- mente

- Meditação

- Metafísica da Ciência Moderna

- A força da intenção, da atenção e da Intuição

- Viver conscientemente/ morrer conscientemente

Portanto, a Teoria da Ciência Noética é um ramo da Filosofia metafísica que trata do estudo da mente e da intuição, e sua relação com o intelecto divino.

Curiosamente a Ciência Noética ainda é muito confundida com esoterismo
."

No Brasil, há uma representação do IONS (Institute of Noetic Sciences. Você pode se filiar ao IONS - São Paulo através do escritório de representação, entrando em contato com Rosana Ades, coordenadora do IONS, pelo telefone (11) 3064.4630, às 2as. feiras, das 14h às 18h ou através dos emails: ions@willisharmanhouse.com.br ou rosagades@uol.com.br, ou através deste site.

Espero ter contribuido um pouco sobre o conhecimento desta chamada ciência noética.

3 comentários:

Unknown disse...

por muito tempo tenho a estar especulando o meu universo ionterno e com ele interagido p/uma melhor posição de vida,com isso os teus esclarecimento me tem ajudado e muito,uma vez que a curiosidade das profundezas humanas me apaixonam,obrigado por vocês exixtirem e eu ter acesso aos seus ensinamentos.

Arnaldo Ribeiro disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

obriga pelas informações. Paz profunda.