segunda-feira, 3 de maio de 2010

As Peneiras da Sabedoria

AS PENEIRAS DA SABEDORIA

Tive a oportunidade de, em Loj.`., ouvir um Irm.´. apresentar uma P.`. de A.`. que tratava das três peneiras da Sabedoria. Achei uma alegoria de grande profundidade e verdade, aplicável tanto para MM.`. como para qualquer pessoa que tenha como princípio a Ética e a Moral no trato com o próximo.

No site "Blog da Maçonaria" achei novamente a fábula, a qual reproduzo para deleite dos IIrm.`., rogando que possa servir de inspiração para que sejamos melhores Construtores Sociais.

"Meia noite em ponto. Mais uma jornada na construção do templo terminara. Cansado por mais um dia, Mestre Hiram recostou-se sob o frescor do Ébano para o tão merecido descanso. Eis que subindo em sua direção, aproxima-se seu mestre construtor predileto, que lhe diz:

- Mestre Hiram... vou lhe contar o que disseram do segundo mestre construtor...

Hiram, com sua infinita sabedoria, responde:
- Calma, meu mestre predileto; antes de me contares algo que possa ter relevância, já fizeste passar as informações pelas “Três Peneiras da Sabedoria”?

- Peneiras da Sabedoria??? Não me foram mostradas. Respondeu o predileto.

- Sim... meu mestre predileto! Só não te ensinei, porque não era chegado o momento; porém, escuta-me com atenção. Tudo quanto te disserem de outrem, passe antes pelas peneiras da sabedoria e na primeira que é a da Verdade, eu te pergunto: Tens certeza de que o que te contaram é realmente a verdade?!

Meio sem jeito o mestre responde:
- Bom, não tenho certeza realmente, só sei que me contaram...

Hiram continua:
- Então se não tens certeza, a informação vazou pelos furos da primeira peneira e repousa na segunda, que é a da Bondade. E eu te pergunto: É alguma coisa que gostarias que dissessem de ti?!

- De maneira alguma mestre Hiram! ... Claro que não!

- Então a tua estória acaba de passar pelos furos da segunda peneira e caiu nas cruzetas da terceira e última, e te faço a derradeira pergunta: Achas mesmo necessário passar adiante essa estória sobre teu irmão e companheiro?!

- Realmente mestre Hiram, pensando com a luz da razão, não há necessidade...

- Então ela acaba de vazar os furos da terceira peneira, perdendo-se na imensa terra. Não sobrou nada para contar.

- Entendi poderoso mestre Hiram. Doravante somente as boas palavras terão caminho em minha boca.

- És agora um mestre completo. Volta a teu posto e constrói teus templos, pois terminastes teu aprendizado. Porém, lembra-te sempre: As abelhas construtoras do Universo, nas imundícies dos charcos, buscam apenas as flores para suas laboriosas obras, enquanto as nojentas moscas, buscam em corpos sadios as chagas e feridas para se manterem vivas.

Em resumo: procure fazer, pensar, sentir e falar aos outros aquilo que gostaria que fosse feito, pensado, sentido e falado a você, ou de você.
Procure não fazer, pensar, sentir ou falar aos outros, ou dos outros, aquilo que não gostaria que fosse feito, pensado, sentido e falado a você, ou de você.
Cuidado com os boatos."

Um comentário:

Célia disse...

É uma delícia saber, que ainda existem pessoas com esses sentimentos tão extintos no mundo "real".Hoje estava me sentindo fraca e sozinha.Pedindo a Deus para me dar forças e mais fé para resolver tantas coisas nesta semana.Essa peneira me salvou.Verdade e Bondade é o que eu mais necessito ao meu redor.Quanto aos boatos...Se falam de mim por traís sinal que estou na frente.Obrigada.Fraternalmente.C.A.VIEIRA.