domingo, 19 de fevereiro de 2023

AS SETE LEIS DO HERMETISMO - Natureza e Espiritualidade


Por M.'.I.'. Luis Genaro Ladereche Figoli

G.'.33°

O Hermetismo é uma tradição espiritual que tem suas raízes na filosofia e na mitologia egípcia, e que foi desenvolvida na Grécia Antiga. Suas leis, também conhecidas como "Princípios Herméticos", são geralmente consideradas como um conjunto de ensinamentos que guiam aqueles que buscam compreender e aplicar as leis universais do cosmos.

Estas Leis são atribuídas a Hermes Trimegisto "Hermes, o três vezes grande") que é uma figura mítica de origem sincrética. Essa figura mítica indica o deus Thoth dos antigos egípcios, considerado o inventor das letras do alfabeto e da escritura, escrita dos deuses, e portanto, revelador, profeta e intérprete da divina sapiência e do divino logos. Quando os gregos tiveram conhecimento desse deus egípcio, descobriram que apresentava muitas analogias com seu deus Hermes, intérprete e mensageiro dos deuses, e o qualificaram com o adjetivo “Trismegisto” que significa “três vezes grandíssimo”.

Na antiguidade tardia, especialmente nos primeiros séculos da era imperial (sobretudo no séculos II e III depois de Cristo), alguns teólogos e filósofos pagãos, em contraposição ao cristianismo galopante, produziram uma série de escritos, conhecidos como literatura hermética, apresentando-os sob o nome desse deus, com a evidente intenção de opor às Escrituras divinamente inspiradas dos cristãos, como outras escrituras difundidas como divinas “revelações”. A literatura hermética hoje em dia está quase perdida.

As pesquisas modernas já acordaram, sem sombra de dúvida, que sob a máscara do deus egípcio se escondem autores diversos, e que os elementos “egípcios” são exíguos. Na realidade, trata-se de uma das últimas tentativas de resgate do paganismo, amplamente fundado em doutrinas do platonismo da época (o médio platonismo).

Pela diversidade de temas, é pouco provável que todos esses livros tenham sido escritos por uma única pessoa, mas representam o saber acumulado pelos egípcios ao longo do tempo.

Alguns autores figuristas consideravam Hermes Trismegisto, bem como outros personagens lendários antigos, como sendo a mesma pessoa do patriarca bíblico Enoque.

As sete leis do Hermetismo são:

1. Princípio de Mentalismo: "O Todo é mente; o universo é mental". Este princípio ensina que tudo no universo é mental e que a mente é a causa primária de toda a criação.

2. Princípio de Correspondência: "Como é em cima, é embaixo; como é dentro, é fora". Este princípio ensina que existem correspondências entre as leis e fenômenos dos planos físico, mental e espiritual.

3. Princípio de Vibração: "Nada está parado; tudo se move; tudo vibra". Este princípio ensina que tudo no universo está em constante movimento e vibração.

4. Princípio de Polaridade: "Tudo é duplo; tudo tem polos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau". Este princípio ensina que tudo tem seu oposto e que esses opostos são complementares.

5. Princípio de Ritmo: "Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação". Este princípio ensina que tudo no universo tem um ritmo e um movimento, e que esses movimentos são equilibrados e compensados.

6. Princípio de Causa e Efeito: "Toda causa tem seu efeito; todo efeito tem sua causa; tudo acontece de acordo com a lei; o acaso é simplesmente um nome dado a uma lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, mas nada escapa à lei". Este princípio ensina que toda ação tem uma reação correspondente e que tudo o que acontece tem uma causa e uma explicação.

7. Princípio de Gênero: "O gênero está em tudo; tudo tem seu princípio masculino e feminino; o gênero se manifesta em todos os planos da criação". Este princípio ensina que tudo no universo tem um princípio masculino e feminino e que esses princípios são necessários para a criação e a manifestação da vida.

Essas leis são consideradas fundamentais para a compreensão da natureza do universo e para a evolução espiritual e pessoal.

Fonte:
Wikipedia
Pike, Albert - Moral e Dogma
Adum, Jorge - As Chaves do Reino Interno

Ajude-nos a manter o Blog; PIX 51995835070

Nenhum comentário: