domingo, 25 de março de 2018

O Anel de Giges e o Maçom - Divagações Filosóficas


Por Luis Genaro Ladereche Figoli
M.'.I.'. (M.'. Moshe)
Grau 32°

Giges era um pastor que morava na região da Lídia. Após uma tempestade, seguida de um tremor de terra, o chão se abriu e formou uma larga cratera onde ele apascentava seu rebanho.

Surpreso e curioso, o pastor desceu até a cratera e descobriu, entre outras coisas, um cavalo de bronze, cheio de buracos através dos quais enfiou a cabeça e viu um grande homem nu que parecia estar morto.

Ao avistar um belo anel de ouro na mão do morto, Giges o tirou e tratou de fugir logo dali. Mais tarde, reunindo-se com os outros pastores para fazer o relatório mensal dos rebanhos ao rei, Giges usou o anel.

Após tomar seu lugar entre os pastores na Assembleia, ele girou por acaso o engaste do anel para o interior da mão e imediatamente tornou-se invisível para os demais presentes.

E foi assim, totalmente invisível, que Giges ouviu os colegas o mencionarem como se ele não estivesse ali. Mexeu novamente o engaste do anel para fora da mão e tornou a ficar visível. Admirado com a descoberta desse poder, Giges repetiu a experiência para confirmar a magia. Seguro de si, sem titubear, ele dirigiu-se ao palácio, seduziu a rainha, matou o rei a apoderou-se do trono.

Platão afirma que, tanto faz se colocarmos um anel desses no dedo de um homem justo e outro no dedo de um homem injusto, o fato é que não encontraremos ninguém com temperamento suficientemente forte para permanecer fiel à justiça e resistir à tentação de se apoderar dos bens e dos benefícios de outrem.

A Moral ela independe da repressão e do controle. Assim o entende a Maçonaria. A alegoria feita por Platão em seu livro "A República" tenta demonstrar que o homem, justo ou não, precisa de regras e normas, bem como de controle, para que não haja desvio de sua conduta.

Para o Maçom, o controle é a sua consciência. Mesmo com o anel, mesmo invisível, mesmo em condição de não ser percebido o seu erro ético ou moral, em último grau, a solidão de sua consciência o condenará. Por isso a nossa filosofia moral é superior. A condenação se dá dentro de nós em primeiro lugar!!! Somos instrumentos da mudança da sociedade. Precisamos agir ativamente dentro da sociedade, levando nossos conceitos morais, a todos aqueles que se relacionam conosco, como forma de buscarmos uma sociedade mais justa e mais perfeita.

De alguma forma, a Maçonaria nos dá o Anel de Giges para que possamos testar nosso comportamento moral, e o nível de nossa consciência. O Anel é a fraternidade. Saiba o que fazer com ele.

Fonte:
- Wikipedia (lenda);
- A República - Platão;
- Clóvis de Barros Filho, "Ética, o Invisível e o Virtuoso"

2 comentários:

Ênio Reis disse...

Parabéns meu irmão! Uma bela reflexão.

Erivaldo disse...

Maravilhosa reflexão
Sou grato em fazer parte dessa grande luz