domingo, 1 de maio de 2016

A TRILOGIA SIMBÓLICA

A maturidade maçônica no Terceiro Gr.´.


O M.´.M.´.



Por Irm.´. Luis Genaro Ladereche Fígoli (Moshe)*

A Trilogia Simbólica é um todo.  O Aprendiz dedica-se ao trabalho MATERIAL, porque tem como base a MORAL que lhe dita as normas para sua conduta.

Inicialmente ele deve ficar silente, porque tem muito a observar e aprender, mas paulatinamente, com os ensinamentos que recebe, vai despertando seu interesse para o trabalho.

Assim, após cinco instruções “dialogadas” e apresentação de trabalhos que versarão sobre as impressões do Aprendiz sobre cada uma das instruções, o Aprendiz fica apto a ter um “aumento de salário”.

Vencida a fase inicial, o Companheiro desperta para a intelectualidade; busca literatura, as ciências, a arte e procura ilustrar-se na busca do Mestrado.

Eis que, vencidas algumas etapas e fortalecido intelectualmente, o Companheiro, repentinamente, penetra no umbral misterioso do Mestrado, conhecendo a “Lenda de Hiram”, identificando-se com o “ressurreto” e sentindo que a Vida tem novo sentido, mais real, mais sublime: o sentido espiritual.

Assim, as fases MATERIAL, INTELECTUAL E ESPIRITUAL vêm complementar a personalidade maçônica e dar ao “novo indivíduo”  a concepção realística e sublime de uma “técnica de vida”, mas espiritual.

A Moral, que não pode confundir com bom comportamento, terá o verdadeiro sentido; são os novos costumes e hábitos na esfera do Espírito.

O programa real da Maçonaria completa-se na Trilogia Simbólica.


*
*   *

Observação Importante: Este não é um trabalho baseado nos princípios da pesquisa científico-acadêmica, portanto não seguindo as regras da ABNT no que concerne a tipologia dos caracteres, medidas dos parágrafos, normas que fixem a ordem dos elementos das referências e estabelecimento de convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e ou outras fontes de informação, nem das características exigíveis por essa norma para apresentação de citações em documentos. Poderá haver transcrição literal de textos de outros autores, mas em todos os casos serão identificados no próprio texto ou como nota de rodapé ou ainda na bibliografia apontada, sem que isto represente plágio. Não há neste artigo também, a divulgação de quaisquer seg.´. Maç.´.e o que é tratado aqui, já está disponível ao público geral em diversas publicações prof.´. ou Maç.´.. Este artigo é inédito e encontra-se sob a responsabilidade de seu autor, devidamente identificado.

Mestre Instalado, Gr.`. 28, obreiro da B.´.A.´.R.´.L.´.S.´. Rosa dos Ventos n° 76, Or.´. de Osório/RS, juridionado à G.´.L.´.R.´.G.´.S.´.

Nenhum comentário: