quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Reflexões sobre a Primeira Instrução do A:.M:.


A simbologia e seus ensinamentos vistos na primeira instrução resumem a moral maçônica e o labor no desbaste da P:.B:. que deve haver por parte do A:.M:.

Todavia, o painel da loja de A:.M:. e sua simbologia só pode ser revelada, ou ainda, incitada àquele que já foi iniciado, não nos parecendo lícito a ele desvelar com suas jóias e paramentos. Passo a algumas singelas considerações sobre a primeira instrução. Entendo que a simbologia inicialmente demonstrada é, antes de tudo, uma reflexão a perpétua aprendizagem, aprendizagem esta voltada para o mistério que se encerra na própria vida. Trabalha o A:.M:. em sua P:.B:. talhando-a, corrigindo imperfeições através de princípios e virtudes. Há todo um convite simbólico e ao mesmo tempo real para que ocorra um descobrir-se através do trabalho.

A teoria simbólica dos elementos apresentados é um convite ao estudo e a prática de virtudes, as quais não podem ficar represas; antes, devem ser um elemento na construção de uma sociedade mais justa e perfeita.

Novos conhecimentos são adquiridos, novos horizontes. As virtudes deixam de ser simples palavras para se tornarem, creio, materializadas. A Moral não é apenas uma necessidade, antes: é um processo de evolução do homem e por fim, da sociedade. A matéria prima é a pedra que existe em nossos corações, de nosso íntimo áspero, com seus vícios e imperfeições.

Creio que a repetição destes estudos faça com que se crie no Maçom uma internalização das virtudes, com as quais ele passará a conviver e a ser um disseminador. Há todo um processo de elevação, também simbolizado pela Escada de Jacob, elemento que aliás entendo requer uma profunda reflexão.

Ora, de que adianta saber que em si há uma pedra em estado bruto, viciada, se não pode ser tocada, trabalhada, transformada em uma devida P:.P:., base do verdadeiro templo que podemos compreender ser o A:.M:., a Loja ou mesmo do templo do G:.A:.D:.U:.? As alegorias constantes na Loja nos são uma lembrança e o procedimento que nos levam a construção do templo interior. Este deve ser o trabalho incessante do Maçom, instado por todos os elementos simbólicos da Loja a se tornar justo e perfeito, para que brilhe como uma verdadeira jóia.


*Trabalho enviado pelo Irm:. André Cunha, A:. M:. da Loj:. Simb:. Palmares do Sul 213, RS.

2 comentários:

Célia disse...

Para resplandecer a luz em nossos rostos,precisamos abdicar as influencias negativas deste mundo.Não sei o que é A:.M:.Acho que é o primeiro grau de instruções da ordem.

bodetraido disse...

com o advento da internete, os caminhos desepareceram, agora tudo está mais peerto, a vista de todso, todos se enxerga, todos se v~emm, o mundo está desnudo,os segredos já não são mais segredos. porque? por que pessoas que entraram para ordes, seitas, sociedades que tinha o segredo como grande atração, atraia pessoas que gosta de viver em segredo, segredo que pode ser para alguns , banal, hoje é banalisado por quem quem aparecer na internete contando seus proprios segredos. O homem é curioso e por ser curioso pode ser lapidado, aperfeiçoado , melhorado tendo como atrativo descobrir o segredo.mas se o segredo é balasida, que interece tenho eu em descobrir e compartilhar aproveitar essa didáqtica de manter o segredo e inconscientemente me transformar mesmo sem concsciencia do que estou fazendo, assim como a criança que pensa que está brincando no maternalsinho da escola, e que na verdade está dondo os primeiros passos no aprendisado da vida, no preparo para ser um ser digno, capaz, inteligente e preparado para viver em sociedade dignamente respeitando e sabendo ser respeitado. O que os II:. estão fazendo com esses sitios na internete é querendo aparecer, divulgar a maior atração Maçonaria, que é divulgar o segredo. Divulgar a unica diferença das outras ordens e sociedades,o que eles não tinham agora podem ter.E eu como homem de segredo estou sem motivação, porque gosto de ser diferente,gosto do segredo. se passamos a ser iguais aos outros, porque vou tolerar o Ir:. Picareta passar pela pela peneira que está mais grossa. Passa tudo, todo timpo de pedra bruta, até aquelas que nem o diamante lapida? Os inteligentes já sabem do segredo, vão atras do que? Talvez manter um segredo poderia ser agradavel, ´s em saber que está rodeado de homens sabios, honestos e guardadores de segredo? Não tudo é banal agora, olha que pelo que se mostra por ai,num mondo de sociedade moderna, do denuncismo,tamvel o Ir:. esteja denunciando alguma decepção. Tenho muito pra falar, falar o que posso falar e o que não posso, mas se continuarem a mostrar o que não podem, vou refletir um pouco, talvez eu mostre para o mundo a sacanagem que fizeram comigo e minha familia, o presente que ganhei, a vida que eu não desejo nem para o pior inimigo, inimigo que o segredo me disse que não vale a pena cultivar.
V:.S:.P:.T:.V:.T:.